terça-feira, outubro 24, 2006

RELEMBRANDO...


QUATRO VITÓRIAS MARCANTES SOBRE O "FREGUÊS" EM JOGOS
DO CAMPEONATO BRASILEIRO


27/10/2000 Vasco 0x4 Flamengo
Tiime: Júlio César, Maurinho, Juan, Gamarra e Athirson; Leandro Ávila, Rocha, Jorginho (Alex) e Petkovic (Alessandro); Edílson e Adriano (Roma).
Gol: Petkovic, Adriano, Petkovic e Edílson.

Nossa maior goleada sobre eles em Brasileiros. Uma partida simplesmente perfeita, em mais uma estréia de Zagallo e show de Pet (foto)


5/5/1983 Flamengo 2x1 Vasco
Time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Vítor, Élder(Figueiredo) e Adílio; Zico, Baltazar(Gilmar) e Júlio César Barbosa.
Gols: Adílio e Júlio César Barbosa.

Flamengo e Vasco se enfrentavam pelas quartas-de-final de 1983. Com esta vitória o Flamengo largou na frente. Adílio abriu o marcador, e o Flamengo era soberano, mas num acidente, Mozer fez um gol contra empatando a partida. Mas corremos atrás do prejuízo: o zagueiro Marinho deu uma de ponta foi driblando até a linha de fundo e cruzou para o gol salvador de Júlio César.

No jogo seguinte, a classificação foi garantida com um 1x1, o gol de empate feito por Zico, em condição legal. Os vascaínos choraram e espernearam, e Roberto Dinamite foi expulso por reclamação.


5/11/1989 Flamengo 2x0 Vasco
Time: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Fernando e Leonardo; Aílton, Zico e Zinho; Alcindo, Bujica (Nando) e Luís Carlos (Zé Carlos Paulista).
Gols: Bujica (2).

Num ano em que acabaram campeões, os vascaínos eram favoritos, tinham um time de jogadores de seleção (curiosamente adquiridos quando Eurico Miranda era Diretor da CBF), liderados por Bebeto. O Flamengo vinha mal, e tinha um time de jovens, liderados pelos ?velhinhos? Zico e Júnior (que jogou de zagueiro). Bujica marcou dois gols e entrou para a história como ?Bujica, o Caçador de Marajás?. Por onde andará?


1/7/1992 Flamengo 2x0 Vasco
Time: Gilmar, Charles, Gottardo, Júnior Baiano e Piá; Uidemar, Júnior, Zinho e Nélio ; Paulo Nunes (Fabinho) e Gaúcho (Marcelinho).
Gols: Júnior e Nélio.

Foi uma vitória importantíssima para nós, que estávamos nas semifinais do Brasileiro de 1992. O Vasco havia sido o primeiro colocado na primeira fase, mas deu azar de topar justo conosco. O Flamengo tinha cinco jogadores pendurados, e o sempre antipático Márcio Rezende amarelou todos, nos obrigando a jogar com um time quase reserva contra o São Paulo na partida seguinte