quinta-feira, março 08, 2007

FLAMENGO CAMPEÃO DA TAÇA GB DE 2007


Mais torcida no Maracanã, mais disposição em campo e uma grande atuação durante os 90 minutos. Foi com estes ingredientes que o Flamengo venceu o Madureira por 4 a 1 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, e conquistou a 17ª Taça Guanabara da história do clube. De quebra, devolveu o placar imposto pelo adversário na última rodada da fase de classificação do primeiro turno.

Os gols rubro-negros foram marcados por Souza, duas vezes, Renato Augusto e Renato, com Léo Fortunato descontando para o Tricolor Suburbano.

Um minuto de jogo: Renato bateu falta à direita da grande área, o goleiro Éverton saiu mal, Souza dividiu com ele e fez 1 a 0 para o Flamengo.

Dois minutos: falta pela direita para o Madureira, a bola cruzada bateu em Claiton e Léo Fortunato completou para o fundo da rede: 1 a 1.

Oito minutos: escanteio cobrado por Léo Moura, Souza se antecipou à zaga e cabeceou no canto direito de Éverton: Flamengo 2 a 1.

Treze minutos: Renato Augusto recebeu no meio, levou sorte em dividida com a zaga, entrou na área e fez Flamengo 3 a 1.

A torcida rubro-negra entrou em estado de histeria coletiva no Maracanã.A descrição das primeiras jogadas da partida, por si só, dá uma idéia do quanto emocionante foi o início do primeiro tempo. Após os alucinantes 13 minutos, o técnico do Madureira, Alfredo Sampaio, sacou o volante Neto e colocou o atacante Josimar em campo, desfazendo o esquema 4-5-1 demolido pelo Flamengo, três dias após o primeiro jogo da final.A alteração fez com que o Madureira, aos poucos, se recuperasse da blitz rubro-negra e equilibrasse o jogo.

O segundo tempo começou com a mesma intensidade do primeiro, com apenas uma diferença: o primeiro lance de perigo foi uma falta cobrada por Claudemir aos dois minutos. o segundo, um chute de Léo Moura. e o terceiro, outro de Roni.

Ao contrário da primeira etapa, porém, nada de bola na rede. Bruno fez uma bela ponte e encaixou o chute do lateral do Madureira.

O do Fla, por sua vez, chutou na trave e o atacante rubro-negro, que ficou com a sobra, concluiu para fora. Tudo isso em três minutos e meio.Após um breve "descanso", mais emoção. Aos 12 minutos, Amarildo chutou da meia esquerda e Bruno foi ao seu ângulo direito espalmar para escanteio. A resposta do Fla, porém, foi imediata: Paulinho deu lençol em um adversário e lançou Juan na esquerda, o lateral avançou e, na entrada da área, chutou para bela defesa de Éverton.

No minuto seguinte, Renato Augusto protagonizou outro lance bonito: deu uma linda finta no marcador e emendou para o gol, obrigando Éverton a fazer outra defesa com alto grau de dificuldade. Lamento em campo e ainda mais apoio da torcida rubro-negra na arquibancada.

Tanta força resultou, aos 38 minutos, no gol que soltou o grito de campeão preso na garganta dos mais de 57 mil torcedores que compareceram ao Maracanã. Claiton sofreu pênalti de Odvan, Renato bateu com precisão e deu início à festa do título.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 4 X 1 MADUREIRA

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/hora: 7/3/2007 - 21h45min (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche (RJ) e Jorge Luiz Roxo (RJ)

Cartões amarelos: Claiton, Souza (FLA). Maicon, Djair, Odvan (MAD)

Renda/ Público: R$ 846.375 / 57.508 pagantes

GOLS: Souza, 1´/1ºT (1-0). Léo Fortunato, 2´/1ºT (1-1). Souza 9´/1ºT (2-1). Renato Augusto, 13´/1ºT (3-1). Renato, 38´/2ºT (4-1)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Moisés, Irineu e Juan. Paulinho, Claiton (Leandro Salino, 40´/2ºT), Renato e Renato Augusto (Juninho Paulista, 28´/2ºT). Roni (Leonardo, 45´/2ºT) e Souza. Técnico: Ney Franco.

MADUREIRA: Éverton, Claudemir, Odvan, Léo Fortunato e Amarildo. André Paulino, Neto (Josimar, 15´/1ºT), Djair, Maicon (Alan, 27´/2ºT) e Zé Augusto. Fábio Júnior (Assumpção, 8´/2ºT). Técnico: Alfredo Sampaio.