quinta-feira, dezembro 28, 2006

ANO NOVO, ZAGA NOVA


Irineu (ex-Sporting Braga, de Portugal) é o terceiro zagueiro que assinou para a disputa da Libertadores em 2007. Antes dele vieram Moisés (ex-Cruzeiro) e Thiago Pimentel (ex-Fluminense). Com as chegadas desses jogadores, o clube reformulou a defesa, já que Renato Silva e Fernando saíram do Rubro-Negro. E existem rumores de que Ronaldo Angelim pode não ficar. Os três últimos formaram a zaga titular em 2006.


Renato Silva tinha propostas do Cruzeiro, do turco Trabzonspor e do espanhol Villarreal, mas as negociações não foram concluídas. Ele acabou aportando em um arqui-rival, mais precisamente no Fluminense.


Já Fernando foi dispensado do Flamengo de forma traumática. Após atuações pífias contra a Ponte Preta e Grêmio o atleta foi comunicado que seria dispensado. Na verdade, Fernando nunca conseguiu ser unanimidade no clube. Aliás, nunca conseguiu agradar nem a maioria. Na estréia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, ele falhou feio no gol da vitória do São Paulo. O zagueiro chegou a ser afastado pela diretoria, mas logo depois foi reintegrado ao time titular pelo ex-técnico Waldemar Lemos. O fato teria sido um dos motivos para a demissão do Professor Dema e a chegada de Ney Franco.


Mesmo assim, o zagueiro conseguiu voltar a ser titular, sagrar-se campeão da Copa do Brasil e tornar-se capitão da equipe. Mas não evitou de ser dispensado pelos dirigentes do Fla.


O vice de futebol Kleber Leite explicou o porquê das mudanças. "Estamos reformulando todo o departamento de futebol rubro-negro. Queremos um time muito forte no ano que vem. As contratações feitas têm o aval do treinador Ney Franco", disse.


O Fla emprestou quatro jogadores para o Fortaleza e Ronaldo Angelim pode seguir o mesmo caminho, voltando ao clube que o projetou no cenário nacional.


Os outros dois que vão compor a defesa são formados na base do Rubro-Negro. Marlon (que já tem até uma certa experiência no time profissional), de 19 anos, e Hélder, de apenas 18. Ambos foram destaque no Torneio Octavio Pinto Guimarães de juniores, onde o Flamengo sagrou-se campeão ao triunfar sobre o Fluminense.