segunda-feira, janeiro 15, 2007

Flamengo em Itu

Faltando apenas 15 dias para a estréia no Campeonato Cariocal, o Flamengo viaja hoje para Itu, interior paulista. E, como a fama da cidade já diz, chega pensando grande. O clube da Gávea entra na segunda e última parte da sua preparação para buscar o título de melhor clube do Rio de Janeiro, já que desde 2004 não ergue esta taça. Além disso, o Carioca servirá como um belo laboratório para a sonhada volta à Copa Libertadores e, quem sabe, uma conquista tão expressiva quanto a de 1981, quando o time de Zico arrebatou a América ao vencer o Cobreloa.

A delegação embarca hoje pela manhã e, à tarde, já está marcado um treino para às 16h, quando o técnico Ney Franco concluirá sua idealização do time ideal para buscar as metas estabelecidas pela diretoria. No sossego do Spa Sport Resort, longe das complicações e das cornetadas da Gávea, o mineiro deve definir qual será o pelotão principal para esta temporada. Os nomes dos titulares para a estréia no Carioca, dia 25, contra a Cabofriense, já estão praticamente certos - Bruno, Léo Moura, Irineu, Moisés e Juan; Paulinho, Claiton, Renato e Juninho Paulista; Renato Augusto e Obina -, porém vários atletas podem surpreender e se tornar peças fundamentais para o esquema do Flamengo. Nesta caso estão o atacante Souza, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2006, a possível chegada do disputado Nilmar, a revelação Jaílton e o ex-titular do gol Diego, são alguns dos jogadores que podem causar dor de cabeça a Ney Franco.

Esta será a terceira vez que o Flamengo se refugia em Itu. No final de 2004, o time já fez uma inter-temporada na cidade; e ano passado, antes da final da Copa do Brasil, em que venceu o arqui-rival Vasco. O Fla novamente se hospedará no Spa Sport Resort, a cerca de 15km do centro da cidade, o local é exatamente o que podemos chamar de refúgio de interior e a escolha foi bastante elogiada por Ney Franco, que assim que assumiu o comando do clube viajou para lá. São cerca de 140 mil metros quadrados, com dois campos de treinamento à disposição dos atletas e da comissão técnica, que poderá optar por vários tipos de treinamentos físicos, táticos e técnicos.

Já estão marcados três amistosos durante esta semana em Itu: o primeiro na quarta-feira, o segundo na quinta e o último no sábado. Para o apoiador Renato, essas partidas são fundamentais neste período de treinamento. "É importante para pegar o máximo possível de ritmo de jogo. Pois, quando começarem as competições, já estaremos bem", afirmou o jogador. Os adversários dos amistosos já estão definidos, serão o XV de Piracicaba, o Ituano e Sorocada. Porém, a diretoria ainda irá confirmar a ordem em que serão realizados os confrontos.