terça-feira, abril 24, 2007

Grandes Vitórias Sobre o Botafogo. P1

O ano, 92. O adversário, favorito (se fosse hoje, seria chamado de "time da moda", essa viadagem que a imprensa insiste em usar para os momentos em que alguns times ganham 4, 5 jogos seguidos).Nós....bom, nós chegamos pela porta lateral. Nem éramos convidados, mas chegamos, depois de derrotar o vasco por 2x0 (jogo esse que meu amigo Pablo chama do "jogo que ganhamos na bola e no braço) e uma série de combinações.Como disse, eles eram os favoritos. Tinham o renato gaúcho em boa fase, um time experiente. Nós?? Júnio, Gotardo, Uidemar, Charles Guerreiro, e uma molecada. Nélio, Piá, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Rogério, moleques que subiram com autoridade, aproveitando os professores que tiveram nas categorias de base.Me lembro que fiquei doente na semana anterior ao primeir0 jogo. O DP de casa vetou minha ida ao Rio. Fiquei bolado, irritado, pois tinha certeza da vitória.O que me lembro do jogo se resume em 3 lances: os comes desmoralizantes do Júnior no renato, o gol do Nélio, tocando a bola entre as pernas do goleiro (como este era coadjuvante, não me lembro o nome), e a cabeçada do Gaúcho, que hoje, parafraseando um filósofo, seria um arrombamento dos entrefolhos botafoguenses.Mas o que me marcou foi o cala boca que consegui na minha turma de faculdade. Em 92, eu tinha uma cadeira de nome Marketing. O professor, torcedor ferrenho do Coxa, detestava o Flamengo, e insistia em me chamar de carioca, NUNCA pelo nome. E ele pedia que, no começo de todas aulas, trouxéssemos novidades, fosse em recortes de jornal, anúncio de tv, etc.Ao final do 2x2, já pulando pra finalíssima, lembro que a Globo jogou no ar uma propaganda da Antártica, parabenizando o título do Flamengo.Eu, doente, não fui à aula na segunda. E na quinta, quando ele fez a tradicional pergunta "o que tivemos de novidades", eu prontamente respondi "o anúncio da Antártica".Ele, muito simpaticamente, disse "Já comentamos isso na segunda, Carioca". E eu, ciente do meu papel de aluno disse "Mas é sempre bom lembrar quem manda no futebol brasileiro". A turma explodiu na gargalhada, pois sabiam do fanatismo do cara pelo coxa. Confesso aos senhores que ser campeão brasileiro, e ainda poder arrotar grosso aqui na cidade, é um dos meus maiores prazeres.