domingo, julho 08, 2007

PROJETO: FLA FORTE, EU CONTRIBUO


SEGUE ABAIXO O MAIS NOVO PROJETO DA DIRETORIA DE MARKETING DO FLAMENGO. NÓS DA FLAJUBÁ ESTAMOS ENGANJADOS E EMPENHADOS NESTE PROJETO, INCLUSIVE JÁ MANTENDO CONTATO COM O DEPTO. DE MARKETING DO FLAMENGO!


01 – DO PROJETO.
O projeto se constitui de uma grande mobilização nacional de adesão, divulgação, participação efetiva e contribuição, por parte do maior número possível de torcedores do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO espalhados pelo Brasil inteiro.


02 – DO OBJETIVO.
O projeto tem como objetivo a captação de recursos financeiros suficientes para o fortalecimento da estrutura física, técnica e financeira do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.


03 – DAS REALIZAÇÕES.
IMPORTANTE: Todo projeto executado pela ANAFLA só deverá ser iniciado mediante recursos suficientes já garantidos e disponíveis em caixa.

Será obedecida a seqüência de prioridades escolhida pelos torcedores contribuintes numa pesquisa que será realizada pela ANAFLA e divulgada em algum site por ela indicado.

A) _ Quando houver disponibilidade de recursos suficientes já em caixa, o clube fará o projeto do maior, melhor e mais moderno Centro de Treinamento do país, que atenda a todas as necessidades do futebol profissional e das categorias de base. A ANAFLA autorizará a construção, efetuando os pagamentos diretamente à empresa responsável, de forma parcelada, obedecendo ao cronograma de conclusão da obra. O CT será totalmente incorporado ao patrimônio físico do clube.

B) – Formação e manutenção permanente de um plantel forte, homogêneo e competitivo, com a contratação de alguns jogadores de alto nível técnico, com a assinatura de contratos longos, obedecendo sempre à carência do elenco, solicitação da comissão técnica e atendendo ao pedido formal do clube.

B1) - A ANAFLA não terá como atividade principal a compra e venda de jogadores, mas deverá contratar a quantidade necessária para a formação de uma equipe de alto nível. Os direitos federativos destes atletas seriam repassados ao clube, que em contrapartida assinaria contratos longos, garantindo a permanência deles por muitos anos no clube.

C) – Contribuir indiretamente e de forma gradativa, de acordo com a sua disponibilidade financeira, para o saneamento de débitos e capitalização financeira do clube.
C1) - Colaborando financeiramente com o clube para a renovação do contrato por um longo período, de jogadores importantes do elenco, que tenham sido revelados pelo próprio clube, desta forma o clube receberá o valor correspondente, mas o atleta permanecerá atuando no mesmo, conquistando títulos e dando alegrias à sua imensa torcida. “CRAQUE O FLAMENGO FARÁ, MANTERÁ E CUIDARÁ DELE EM CASA”.

IMPORTANTE: Qualquer valor referente a operações como esta, será repassada ao clube de forma contingenciada (engessada), ou seja, com a sua destinação já prevista. A diretoria do clube informará quais os débitos mais urgentes e a ANAFLA repassará o dinheiro direto para o pagamento desses débitos. A médio e longo prazo o clube se capitalizará, diminuindo gradativamente a necessidade de vender as suas revelações e jogadores já consagrados por dificuldades financeiras, passando a obedecer exclusivamente a critérios técnicos.

D) _ De acordo com a sua disponibilidade financeira, fará uma parceria com o clube, para a construção do seu estádio de futebol, para que receba todos os seus jogos como mandante, de preferência com capacidade para 60.000 (sessenta mil) torcedores. Que seja moderno e multiuso para que além da bilheteria, tenha outras formas de geração de receitas para o clube. O estádio será totalmente de propriedade do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, bem como a sua administração e todos os recursos extras gerados por ele.

E) _ Construção de Centros Esportivos em alguns Estados da federação, contemplando gradativamente as cinco regiões do país, em parcerias com clubes locais, desde que cada projeto tenha a garantia de patrocínios individuais ou não, de uma ou mais empresas pública ou privada, que cubram totalmente ou parcialmente o custeio. A ANAFLA poderá firmar parceria com qualquer empresa, para a manutenção de um ou mais Centros Esportivos.

E1) - Estes Centros Esportivos terão a finalidade de revelar, manter e dar experiência (mesmo que em outros clubes), a jovens valores que terão prioridade total de atuar no Flamengo, desde que o clube se interesse e faça a solicitação.

E2) - As instalações físicas dos Centros Esportivos, bem como os direitos federativos de todos os jovens valores revelados neles, serão de propriedade da ANAFLA.

E3) - Os Centros Esportivos também cumprirão uma função social com atividades esportivas, sociais e de ensino oferecidas a alguma comunidade carente da cidade sede.

F) _ Colaborar com o clube para a formação de equipes fortes e competitivas, nas modalidades Futsal (masc), Volei (masc/fem), Basquete (masc/fem).

F1) - Para isso será construído o maior, melhor e mais moderno CT – Centro de Treinamento do país, destinado exclusivamente para estas modalidades esportivas de quadra, que atendam a todas as necessidades do clube, para a manutenção das equipes profissionais e divisões de base, caso seja do seu interesse. O CT será totalmente incorporado ao patrimônio físico do clube.




04 – EMPRESA PARA EXECUÇÃO.
A Empresa responsável por toda a operacionalização, execução e manutenção do projeto será a ANAFLA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AMIGOS DO FLAMENGO.

A) _ A ANAFLA, como pessoa jurídica, em hipótese nenhuma, deverá ser usada para participar e/ou interferir na vida administrativa, financeira, esportiva ou política, internas do clube.

B) _ A ANAFLA, não poderá desenvolver ou explorar atividades comerciais que sejam concorrentes ou conflitantes com os interesses do próprio clube. Salvo em caso de parceria, com autorização expressa e participação ou não do mesmo.

D) _ Algum projeto (exceção) de responsabilidade e realização da ANAFLA, que tenha a necessidade de pagamentos mensais, (manutenção salarial de equipe, comissão técnica ou de atleta individualmente), só poderá ser iniciado com patrocínios de outras empresas garantindo verbas mensais suficientes e por período correspondente.

E) _ A ANAFLA não poderá repassar recursos financeiros, nem ajudar às torcidas organizadas a comprar bandeiras, apitos, cornetas, enfeites, papel picado, fogos de artifícios e outros objetos. Além de não ser função da ANAFLA, todas elas têm administrações independentes e as suas próprias fontes de arrecadações.


05 – DA ADMINISTRAÇÃO.
A) _ A Diretoria deverá ser constituída de pessoas idôneas, que preencham requisitos como, a apresentação de documentos originais de: Atestado de bons antecedentes; Nada Consta do SERASA e do SPC. Etc.
IMPORTANTE: Para não ser desvirtuado qualquer objetivo da ANAFLA, será vetado a participação na sua diretoria de qualquer diretor e/ou representante de torcidas organizadas.

B) _ Todas as providências da diretoria deverão obedecer à seqüência de prioridades decidida e autorizada pelos torcedores contribuintes em pesquisa, como sendo objetivos e metas da ANAFLA.

C) _ Cada diretor, individualmente, responderá cível e criminalmente por todos os seus atos. Será responsabilizado por qualquer ato, não autorizado pelos torcedores contribuintes e não previsto como objetivo da ANAFLA, que comprovadamente tenha dado prejuízo financeiro ou causado danos à imagem e a credibilidade da ANAFLA.

D) _ A ANAFLA deverá ser totalmente informatizada para um melhor controle e agilidade em todas as suas decisões, realizações, divulgações, relacionamento direto com torcedores e prestações de contas.





06 – DA SUPERVISÃO.
A) _ Será criado o cargo remunerado de SUPERVISOR (EMBAIXADOR DA TORCIDA).

B) _ Para preenchimento deste cargo será contratado um ídolo ou personalidade rubro-negra, com a responsabilidade de fiscalizar e supervisionar os atos e o comportamento ético da própria diretoria, (dentro e fora da ANAFLA) e de todo o quadro de funcionários, com o objetivo de preservar o patrimônio, os recursos financeiros e a imagem da ANAFLA. Acompanhar a elaboração, execução, conclusão e manutenção de todos os projetos, aplicação dos recursos, prestação de contas com a sua
publicação e divulgação, com transparência total e absoluta, para que dê confiança, credibilidade e certeza a todos os torcedores contribuintes de que os recursos estão sendo bem aplicados..

B1) _ A necessidade da criação deste cargo remunerado é em função das obrigações destas pessoas, que são ídolos, que são públicas, mas que têm a sua vida particular ou exercem suas atividades profissionais e possam não ter o interesse de participar da diretoria da ANAFLA, que são cargos não remunerados.

B2) _ Os torcedores fariam sugestões de nomes, resultando numa relação prévia, estas pessoas seriam consultadas do interesse e da disponibilidade para exercer a função de SUPERVISOR (EMBAIXADOR DA TORCIDA), decidido os interessados, os torcedores escolheriam o nome e este seria contratado.

C) _ Trata-se de uma prestação de serviços para a ANAFLA, portanto um CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO, com todos os direitos e deveres estabelecidos pela legislação trabalhista. Seria avaliado constantemente o seu comportamento ético dentro e fora da ANAFLA, a sua atuação e resultados. Em caso de não atender aos objetivos e interesses da ANAFLA, caracterizado e/ou comprovado falhas que interfiram nos resultados financeiros e na imagem da ANAFLA, ou comprometendo a prestação de contas e o envio a todos os torcedores, poderá ser demitido, desde que isso seja o resultado da vontade da maioria dos torcedores contribuintes. Em caso de rescisão do contrato, faz-se nova escolha para o preenchimento do cargo para cumprimento de um novo mandato.

D) _ O prazo máximo de duração do mandato (CONTRATO) será 02 (dois) anos, o valor do salário será decidido posteriormente pela diretoria da ANAFLA, mediante consulta aos torcedores contribuintes.

E) _ Este supervisor terá a função de acompanhar o presidente da ANAFLA, (desde que este considere necessário), a viagens, reuniões, eventos, entrevistas e outras solenidades que estejam diretamente relacionados à divulgação da ANAFLA e/ou das suas realizações, pois como ídolo, teria um apelo maior de mobilização da atenção dos torcedores em todos os lugares que se fizer presente. O acompanhamento será em função da necessidade, levando-se em consideração também os custo financeiros.





07 – DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA.

A) _ Toda a movimentação financeira da ANAFLA deverá ser realizada via contas corrente. Todas as contribuições serão efetuadas diretamente nas contas. Todo e qualquer pagamento deverá ser feito com cheque nominal e assinado pelo seu Presidente e Diretor Financeiro. Qualquer valor, fruto de parcerias com empresas públicas e/ou privadas, deverá ser recebido através da conta e em caso de cheque, imediatamente depositado em uma das contas corrente.

B) _ Será criado um pequeno fundo fixo, com valor estipulado pela diretoria, para ser usado em pequenas compras como material de escritório, higiene e limpeza, necessários ao funcionamento diário da ANAFLA. O que é de praxe em toda empresa.


08 – PRESTAÇÃO DE CONTAS.
A) - A ANAFLA em parceria com algum site, disponibilizará uma página na internet com a prestação de contas atualizada (total arrecadado e pagamentos efetuados).

B) – O torcedor terá acesso à quantidade de contribuintes e o total arrecadado em cada região, cada Estado e em cada município, podendo comparar até a proporcionalidade com o número de habitantes de cada uma. Com o seu número de cadastro individual e senha pessoal, poderá verificar se o valor do seu depósito está incluído no total arrecadado.


09 – DA DIVULGAÇÃO.
A) _ A princípio será através da forma mais eficiente, que é a “propaganda boca a boca”.

A1) - Será imprescindível o comprometimento de cada um de nós, para agirmos diretamente no “corpo a corpo”, junto a todos os nossos amigos verdadeiramente flamenguistas, convidando-os e convencendo-os a aderirem, participarem efetivamente e contribuírem.

A2) - Enviando a cópia do projeto a todos os seus contatos de amigos verdadeiramente flamenguistas, convidando-os e convencendo-os a aderirem, participarem efetivamente e contribuírem.

A3) – Formando e enviando a lista com o nome e e-mail de todos os seus amigos verdadeiramente flamenguistas, que já tenham confirmado a adesão, participação efetiva e contribuição, para a formação do CADASTRO PERMANENTE DE TORCEDORES.

B) _ Solicitar ao clube apoio no sentido de inserir no seu noticiário na imprensa falada, escrita, eletrônica e televisada, notícias e informações a respeito da criação, objetivos, participação da torcida, atuação e realizações da ANAFLA. Com isso as informações chegarão a todos os torcedores dos lugares mais distantes do país e de todas as camadas sociais.

OBS: Esta colaboração da diretoria do clube, jamais deverá ser condicionada à ingerência e/ou interferência nas decisões soberanas, tomadas pela maioria dos torcedores que participam e contribuem para o sucesso do projeto. Depois do próprio FLAMENGO, nós torcedores somos a parte mais importante do projeto.


10 – DA PARTICIPAÇÃO DO TORCEDOR.
A participação do torcedor será através de depósitos que deverão ser efetuados diretamente em contas corrente em nome da ANAFLA, abertas especificamente para a captação dos recursos necessários para o seu próprio custeio e suficientes para o financiamento e realização gradativa de todos os seus projetos.

A) _ Essas contas deverão ficar disponíveis na CEF - Caixa Econômica Federal, pela grande quantidade de casas lotéricas nas capitais e em grandes cidades e também no BRADESCO – Banco Brasileiro de Descontos, para que todos os torcedores de cidades pequenas e do interior possam participar da campanha através do Banco Postal, em todas as agências e postos de atendimento dos correios. Com isso o torcedor terá opções em quase 100% (cem por cento) do território nacional para participar e contribuir.

B) _ Todas as contribuições deverão ser efetuadas através de depósitos identificados, para que a ANAFLA tenha um acompanhamento e possa disponibilizar na internet o controle do total depositado por cada torcedor.


11 – DOCUMENTO DE ADESÃO À CAMPANHA.
A confirmação de adesão à campanha será apenas o depósito efetuado em qualquer conta corrente da ANAFLA.

12 – HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAR DA ASSOCIAÇÃO.
Para se associar à ANAFLA, basta preencher o cadastro na página disponibilizada em algum site divulgado por ela.

A) – No caso do torcedor que não tem acesso à internet, basta enviar um envelope com o comprovante original do primeiro depósito efetuado, nome e endereço completo à sede da ANAFLA, para ser incluído no CADASTRO PERMANENTE DE TORCEDORES. A partir daí receberá o seu número de cadastro que deverá ser usado para efetuar novos depósitos, que já passarão a ser “depósitos identificados”.


13 – DO VALOR DA CONTRIBUIÇÃO.
O valor da contribuição será R$ 10,00 (Dez Reais), no entanto, aquele que não puder depositar este valor poderá efetuar a partir de R$ 5,00 (Cinco Reais). Qualquer torcedor poderá depositar valor superior à R$ 10,00 (Dez Reais).
IMPORTANTE: Estes depósitos deverão ser mensais para que a ANAFLA tenha uma estimativa de arrecadação mensal e possa se programar para a execução dos seus projetos.



14 – DO INTERESSE DO TORCEDOR EM PARTICIPAR.
A) – O objetivo número um deverá ser o fortalecimento e a estruturação do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO.

B) _ Além disso, estará fazendo parte do maior movimento já realizado pela torcida de um clube brasileiro em todos os tempos.


15 – DO CUSTO OPERACIONAL.
A) _ Todos os custos, desde o processo de abertura e registro da ANAFLA, serão cobertos totalmente por contribuições dos torcedores já cadastrados que aderirem ao projeto.

B) _ A partir do início das suas atividades, todos os custos operacionais, de custeio e manutenção e de financiamento dos projetos executados pela ANAFLA, virão totalmente das contribuições depositadas pelos torcedores contribuintes do Brasil inteiro, diretamente nas duas contas corrente, mantidas pela ANAFLA em instituições bancárias.


16 – DO PERÍODO.
A ANAFLA será constituída para atuação por tempo indeterminado e se manterá em atividade enquanto estiver cumprindo fielmente aos seus princípios e objetivos iniciais que motivaram a sua criação, que é a estruturação física e financeira e o fortalecimento técnico do futebol e outras modalidades esportivas do CLUBE DE RAGATAS DO FLAMENGO. Podendo por vontade e decisão da maioria dos torcedores, mudar ou criar novos meios de gerar e captar recursos, desde que atendam aos objetivos iniciais.


17 – DA ABRANGÊNCIA
A ANAFLA deverá ter divulgação, adesão, torcedores participantes e contribuintes em todo território nacional.


18 – BANCO DE DADOS.
Todos os torcedores contribuintes já cadastrados e que tenham recebido o seu número de cadastro, estarão fazendo parte de um grande BANCO DE DADOS, que terá como meta alcançar no final da quarta fase, um número mínimo de 2.000.000 (dois milhões) de torcedores cadastrados. Todos eles com a intenção de ajudar ao clube e uma predisposição de adquirir produtos do Flamengo.

A) _ Este BANCO DE DADOS será de propriedade e uso exclusivo da ANAFLA.

B) _ Será usado para um relacionamento interativo e envio periódico de informativos, notícias e prestação contas.


C) _ Será de fundamental importância para o sucesso absoluto de futuras campanhas com os torcedores, ex: CAMPANHA DE VENDA DIRETA DE CAMISAS (E OUTROS PRODUTOS) DO FLAMENGO, que serão desenvolvidos, executados e mantidos pela ANAFLA, nos quais os resultados aumentariam gradativamente com a participação de um número cada vez maior de novos torcedores.

D) _ A ANAFLA, de posse do seu grande BANCO DE DADOS e no tempo certo, irá procurar a Nike ou a fornecedora de material esportivo da época, propor a compra da camisa oficial do Flamengo a um preço bem mais acessível e repassá-las aos torcedores contribuintes da ANAFLA a preço de custo (camisa + despesas de remessa). Com mensalidades de valor aproximado ao da contribuição. No geral seria uma VENDA PROGRAMADA para 10 meses, no entanto, cada torcedor individualmente receberá a sua camisa tão logo quite o valor total. As possibilidades seriam enormes, afinal de contas a ANAFLA estaria de posse de um BANCO DE DADOS com aproximadamente 2.000.000 (dois milhões) de torcedores cadastrados, todos querendo adquirir pelo menos uma camisa oficial do Flamengo, nestas condições.


19 – DA DESISTÊNCIA.
A) _ Desde a sua adesão, participação e contribuição o torcedor estará consciente de que o seu único objetivo será o de ajudar ao clube.

B) _ A sua satisfação será ver o clube entrando para uma nova realidade, atingindo um alto nível de organização e estruturação física, financeira e técnica, além da conquista de títulos importantes. Abdicando de qualquer outro objetivo pessoal e individual, concordando plenamente que não terá direito, em tempo algum, ao ressarcimento de valores de qualquer natureza, pois os depósitos foram efetuados de livre e espontânea vontade, com o intuito somente de ajudar ao clube.

C) _ Qualquer benefício direto e individual só será possível durante o período em que participar como contribuinte.


20 – DA DISSOLUÇÃO.
Desde a sua criação, funcionamento e possível dissolução, a ANAFLA estará enquadrada, respeitará e obedecerá à legislação específica para associações vigente no país. Tudo estará previsto no seu estatuto que será obrigatoriamente elaborado e registrado para a sua abertura, tão logo a torcida decida pela sua criação.


21 – DOS RESULTADOS DO PROJETO.
A) _ É sem sombra de dúvidas um projeto muito ambicioso, mas de conformidade com o desejo e objetivos da sua imensa torcida, com condições de suprir todas as necessidades do clube.

B) _ Se bem planejado, divulgado, coordenado e executado com seriedade, competência, transparência total e absoluta, respeito incondicional e permanente ao torcedor, considerando-se o grande desejo de ver uma nova realidade para o clube, a imensidão, a força, a garra e, sobretudo e qualquer coisa, O AMOR AO FLAMENGO, dará resultados incalculáveis, nunca visto antes na história de um clube brasileiro. Com possibilidades reais de num prazo entre dois e cinco anos, em se mantendo a ANAFLA em atividade, transformar o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO num dos clubes mais ricos do mundo. O que por si só já justificaria a sua execução.


22 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Este projeto tem algumas peculiaridades que o diferenciam de todos os demais já lançados e executados até hoje.

A) _ Entre elas está o fato de não ser imposto de cima para baixo, pelo contrário, primeiro o torcedor está decidindo e criando todas as condições que sempre imaginou para ajudar ao clube. Está surgindo de baixo para cima.

B) _ Em qualquer outra campanha ouvimos o apelo, não basta participar, tem que contribuir. Neste projeto o apelo é o contrário, “não basta contribuir, tem que participar”. Se cada um de nós formarmos um elo da mobilização, conseguindo a adesão de mais 20 torcedores e cada um deles também fizer a sua parte e assim sucessivamente, não terá como dar errado. Do contrário, se tivermos vergonha em convidar um amigo nosso para participar do projeto e ajudar ao FLAMENGO, devemos desistir logo agora. Mas não pode ser um convite solto e sem compromisso, tem que ter a certeza absoluta da sua participação.

C) _ A sua administração será acompanhada de perto pelos próprios torcedores, que terão em tempo real um acompanhamento direto, com transparência total e absoluta, prestação de contas à disposição na internet, para que ele próprio possa avaliar os resultados e tirar as suas próprias conclusões.

D) _ A ausência de sorteios e prêmios no projeto é em função do seu objetivo principal que é apenas o de ajudar ao clube e também devido aos altos custos que teria para a ANAFLA. Podendo ser adotado no futuro, dependendo dos resultados obtidos pela ANAFLA.

IMPORTANTE: Sempre haverá algum detalhe que discordamos e outro que gostaria de ver incluído, mas durante 30 (trinta) dias recebi sugestões e procurei sintetizar o verdadeiro desejo do torcedor. Agora é a hora e o momento de apoiar e participar efetivamente de forma democrática, com desprendimento e maturidade suficiente para aceitar o desejo da maioria. Mas acima de qualquer coisa, aceitá-lo como se nele estivesse o nosso próprio desejo e a solução para muitos dos problemas do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, transformando-o num dos clubes mais ricos do mundo e com apenas uma “gota” do suor de cada um de nós. “OS VERDADEIROS FLAMENGUISTAS”.