sábado, dezembro 30, 2006

A FORÇA DA MARCA FLAMENGO, A MAIS IMPORTANTE DO PAÍS!!!!

Durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, no auditório Rogério Steinberg, na Gávea, o Vice-Presidente de Marketing do Flamengo, Ricargo Jorge Hinrichsen apresentou um estudo até então inédito no futebol brasileiro. O trabalho, realizado pelo Departamento de Marketing do Rubro-Negro, reafirma com base em números e dados técnicos, não apenas a condição do Flamengo de clube com maior torcida do país. O estudo mostra, ainda, que a marca Flamengo é líder de mercado no futebol brasileiro e que a torcida rubro-negra tem o maior PIB dentre os clubes do país.


O estudo, chamado 'Colocando os Pingos nos Is'- A Força da Marca Flamengo dimensiona o real valor da marca do clube. Num primeiro momento, o trabalho mostra dados já conhecidos sobre a predominância da torcida do Flamengo tanto em números absolutos quanto em todas as faixas etárias e em todas as classes sociais do país. Através da comparação de dados como tamanho da torcida e percentual deste número de torcedores que habitam fora do estado onde o clube está sediado, o estudo reafirma o Flamengo como único clube verdadeiramente nacional.


A seguir, a tese passa a tratar de questões econômicas ligadas ao tamanho e ao comportamento das torcidas e das marcas dos clubes. Para avaliar o valor real da marca, são usados três parâmetros: o número de torcedores (medido pela última vez em 2004 pelo Ibope), o alcance da marca (ou seja, a visibilidade, medida continuamente pela Informídia) e o recall da marca (ou seja, o percentual de pessoas que, após assistirem a um jogo de um clube, por exemplo, são capazes de lembrar o nome do patrocinador).


Além de ter o maior número de torcedores no país, a marca Flamengo tem o melhor recall do país. Disto resulta que a Petrobras, patrocinadora do Flamengo, obtém o melhor custo-benefício dentre os patrocinadores de clubes do futebol brasileiro. O estudo mostra, com bases em dados como número de torcedores, visibilidade e recall, que, para ser lembrada por mil torcedores, a Petrobras tem um custo de R$ 1.692,00. Um valor menor, por exemplo, do que os patrocinadores de Corinthians e São Paulo, os mais próximos concorrentes do Flamengo no quesito número de torcedores.


Outro aspecto abordado pelo estudo é a constante argumentação de que, por estar sediado no Rio de Janeiro, um Estado que não representa a maior economia do Brasil, o Flamengo não pode ser considerado a marca economicamente mais importante. No entanto, embora tenha a maior economia do país, São Paulo tem também a maior população. Assim, não tem o maior PIB per capita do país. Neste quesito, a primeira posição pertence ao Distrito Federal e a segunda ao Rio de Janeiro. E nestas duas unidades da federação o Flamengo tem sua maior participação percentual de torcedores, numa faixa superior a 50%.


Finalmente, o estudo do Departamento de Marketing do Flamengo comprova em números que a torcida do Flamengo representa o maior PIB dentre as torcidas brasileiras. Conhecendo a distribuição dos torcedores pelas diversas faixas de renda da população do Brasil, foi possível chegar ao valor do PIB de cada torcida. A torcida do Flamengo representa um PIB de R$ 269 bilhões, contra R$ 207 bilhões do Corinthians e R$ 161 bilhões da torcida do São Paulo.