terça-feira, abril 24, 2007

Grandes Vitórias Sobre o Botafogo p.2


Final da década de 60, início da de 70. Mais um Flamengo x Botafogo. Mais uma noite de pesadelos. Sim amigos, eu os tinha todas as vésperas de jogos contra o Botafogo.Não conseguia dormir direito, acordava a todo instante, pensando no jogo ou nas palavras do FDP do Manga: " O bicho tá garantido, já mandei a patroa comprar uma geladeira nova...."Foda, era muito foda ter que aturar, além do Manga, uma imprensa forte e viceralmente botafoguense.João Saldanha, Sandro Moreira, Clovis Filho, Waldir Amaral e outras múmias davam as cartas na crônica esportiva.Fanáticos pelo Botafogo, inteligentes, cultos e, como botafoguenses, detentores de uma "Escrita" que, em seu auge, atingiu uma freguesia de 23 jogos....Já pensaram o que é isso? Chegamos a dever 23 jogos....Não adiantava jogarmos bem. Quando tal acontecia, Gerson batia uma falta e....saco.Manga pegava tudo. Quando se contudia, entrava um merda de goleiro chamado Cao e pegava até pensamento. Mandavamos bolas na trave, a bola batia na bunda do cara e não entrava. Não conseguiamos ganhar, no máximo pegavamos um empate.E a escrita crescendo... Pra culminar, um sacode de 6 x O e a aparição daquela maldita faixa, feita de um pano vagabundo, pequenininha - acho que era parte de um lençol -, com uma letra escrota e assimétrica... mas estava lá em todos os jogos.Estavamos há um tempão sem ganhar da cachorrada, meu pesadelos continuavam, ou pior, estavam cada vez mais apavorantes.Os botafoguenses cheios de onda. João Saldanha, cantando a maior marra. Sempre que podia, dava uma sacaneada quando se referia ao Flamengo.Fui para o Maraca com o coração na mão, cabreiro era pouco.Começa o jogo, como sempre o Botafogo apertando, dando as cartas. Quando conseguiamos algo, parava nas mãos do goleiro ou ia pra fora.De repente, fizemos um gol, não me lembro se foi Buião, récem adquirido ao Atletico de Minas Gerais . Acho que sim.Delírio na torcida. A raiva acumulada era muito grande...Pouco depois, mais um gol. No meu imaginário, Buião outra vez. Sinceramente, nem me lembro mais. Nunca pensei que isto fosse acontecer, mas não lembro.Fui parar uns 10 degraus abaixo de onde estava. Não me perguntem como....Perdi um isqueiro Ronson a gas que era meu orgulho. Mas foda-se, àquela altura a festa era total e a torcida de imeditato criou o grito que serve de título para este Post e o cantou até o fim do jogo.Antes do término, Gerson ainda bateu uma falta e fez um gol. O jogo terminou 2 x 1. Mas ganhamos. Isso é que importava.Os mais novos jamais entenderão porque considero este um dos jogos mais importantes de minha vida....Não valia nada a não ser os pontos.Mas alí amigos, iniciamos uma série de vitórias sobre a cachorrada que se mantem até hoje. Alí acabamos com uma escrita e começamos a reverter uma freguesia que hoje nos propicia, orgulhosamente, dizer: temos superioridade de vitórias sobre todos os times do Rio de Janeiro.Domingo, vamos pro pau. Sacode na cachorrada não é mais um tabu.Está tudo como gostamos, eles são os francos favoritos.... Jogo bom pra nós...