quinta-feira, abril 19, 2007

Vitória Modesta, porém Importante


Não foi uma exibição de gala. Longe disso. Mas o Flamengo venceu o Real Potosí por 1 a 0, ontem, no Maracanã, e assumiu a posição de melhor equipe na Libertadores até agora (terá que torcer contra o Santos, que hoje recebe o Deportivo Pasto-COL, na Vila Belmiro).

Souza, no primeiro tempo, fez o gol rubro-negro.

No outro jogo pelo Grupo 5, o Paraná venceu o Maracaibo por 2 a 1 e se classificou em segundo lugar. A definição do adversário rubro-negro na segunda fase acontecerá somente na próxima semana.

Apoiado pela galera, o Flamengo começou a partida pressionando o Real Potosí. Logo no primeiro minuto, Roni fez linda jogada e sofreu falta na entrada da área, mas Renato cobrou em cima da barreira. O primeiro gol rubro-negro parecia questão de tempo. E aos 12 minutos, após Roni ter acertado a trave, Juan cruzou da esquerda e Souza escorou de chapa, abrindo o placar (foi o terceiro gol do camisa 9 na Libertadores).

O Fla continuou explorando a fragilidade adversária e buscando o ataque. O goleiro Burtovoy evitou o segundo gol após chute de Renato e, aos 16, Souza marcou de novo, mas estava impedido e o árbitro, acertadamente, anulou. Léo Moura teve a chance de deixar sua marca, mas o goleiro boliviano voltou a intervir.

Aos 30, Roni deu um belo drible em Rodríguez, mas chutou mal, perdendo ótima chance. O zagueiro Irineu, no fim do primeiro tempo, balançou a rede, mas estava em posição irregular e o gol foi anulado pelo árbitro uruguaio.

Para a segunda etapa, o Flamengo voltou sem Souza, lesionado, que cedeu lugar a Léo Medeiros - com isso, Roni ficou como o único atacante rubro-negro em campo. Logo no início, Renato Augusto, que passou a jogar mais adiantado, acertou o travessão. Aos 17, ele mesmo obrigou Burtovoy a fazer ótima defesa. Porém, como o Fla diminuiu o ritmo, o Real Potosí começou a tocar a bola com mais qualidade e criou algumas oportunidades. Mas não chegou a ameaçar a vitória da melhor equipe (até o momento) na Copa Libertadores.

Flamengo x Real Potosí

FlamengoBruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu e Juan; Paulinho, Claiton (Salino), Renato e Renato Augusto ; Roni e Souza (Léo Medeiros)Técnico: Ney Franco

Real PotosíBurtovoy, Eguino, David Paz, Rodríguez e Gatty Ribeiro; Peña, Calustro,Suárez e Brandán(Aguillera); Marcos Paz(Amador) e Edu Monteiro Técnico: Mauricio Soria Local: MaracanãRenda e Público: R$ 277.445,00; 14.694 pagantesCartões amarelos: David Paz, SuárezGol: Souza, aos 12 minutos do primeiro tempo