sexta-feira, setembro 07, 2007

Mesmo desfalcado, Fla Goleia


Repleto de desfalques, o Flamengo conseguiu se superar na noite desta quarta-feira e vencer pela primeira vez o Figueirense no Maracanã, por 4 a 1, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem poder contar com seis titulares - Souza, Maxi Biancucchi, Roger, Juan, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim -, o técnico Joel Santana apostou na divisão de base e não se arrependeu, pois foram dois gols das revelações do clube.
Num time que tinha Rodrigo Arroz, Thiago Sales, Egídio, Rômulo, Ibson e Renato Augusto, além de Paulo Sérgio, como crias da casa, o Flamengo fez 1 a 0 com gol contra de Carlinhos e completou a goleada com Obina, Ibson e Paulo Sérgio.
No primeiro tempo, a bola apanhou das duas equipes, que deram uma aula de como não jogar futebol. O jogo foi feio, truncado e recheado de passes errados. O primeiro chute só saiu aos 15 minutos e o Flamengo já poderia ter aberto o placar se Obina não perdesse gol fácil, cara a cara com Wilson. Mas a imagem da primeira etapa foi uma finalização de Carlinhos. Ele chutou da ponta esquerda e a bola saiu na lateral direita, ao lado da bandeirinha de escanteio.
if (!(dominioparceiro)){
OAS_AD(´x10´).
}

if (!(dominioparceiro)){
OAS_AD(´x11´).
}

O Figueirense tentava assustar, mas esbarrava na limitação técnica de seu time. E o Flamengo, se não era tão superior, pelo menos contava com um pouco mais de habilidade de seus jogadores, principalmente com Egídio. O lateral-esquerdo foi o melhor da equipe nos 45 minutos iniciais, com dois bons chutes e bons cruzamentos na jogada de bola parada.
Em uma delas, saiu o gol do Rubro-Negro, com a participação de outro prata da casa. Após cruzamento de Egídio, Rodrigo Arroz subiu com Carlinhos e não conseguiu cabecear. O volante alvinegro acabou marcando contra, aos 28 minutos. Com o gol, o Flamengo cresceu no jogo e quase chegou ao segundo com Rômulo, que cabeceou e o goleiro Wilson, também revelado pelo Rubro-Negro, fez grande defesa.
Mas o Flamengo parou no final do primeiro tempo e o Figueirense se aproveitou. Antes de terminar a etapa, Ruy avançou pela direita e cruzou para a área. O ex-rubro-negro André Santos tocou para o fundo das redes, empatando o jogo aos 46 minutos. Com o 1 a 1, o Flamengo foi para o vestiário sob vaias e o mais visado foi a grande promessa Renato Augusto.
E pareceu que os jogadores não voltaram para o segundo tempo. Quem se aproveitou foi o Figueirense, que voltou modificado e mais ligado. Quase chegou ao segundo gol nos primeiros minutos, quando teve boas chances. Em uma delas, em ataque relâmpago, Jean Carlos aproveitou cruzamento e chutou no travessão. A bola bateu na linha e não entrou.
Só dava Figueirense quando Joel Santana resolveu tirar o inoperante Leonardo, que voltava de lesão e estava fora de forma, colocando Toró aos cinco minutos. O Flamengo aproveitou a incompetência do adversário e foi melhorando aos poucos, até que chegou ao segundo gol, aos 18 minutos. Obina sofreu pênalti de Diogo. O atacante bateu bem e deixou o Flamengo em vantagem.
O jogo ficou equilibrado, com as duas equipes produzindo pouco e errando demais. A zaga do Flamengo batia cabeça com Bruno, mas o ataque do Figueirense não aproveitava. O mesmo aconteceu do lado oposto.
Quando o jogo se arrastava para o final, o Flamengo marcou mais duas vezes. Aos 41, Cristian puxou contra-ataque fulminante e rolou para Ibson marcar o terceiro. Dois minutos depois, Paulo Sérgio, outro revelado nas divisões de base do clube, arriscou de fora da área e surpreendeu Wilson.
Apesar de não apresentar um bom futebol, o time saiu com uma vitória importante, mas um placar que não representa o que foi o jogo. O Flamengo chegou a 29 pontos, saiu da zona de rebaixamento e passou o Figueirense, que pode ficar entre os quatro últimos do Brasileiro caso o Paraná vença o Náutico, nesta quinta-feira.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 4 X 1 FIGUEIRENSE
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 5/9/2007 - 20h30min (de Brasília)Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)Renda/público: R$ 145.872,00 / 11.263 pagantes (15.800 presentes)Cartões amarelos: Cristian, Renato Augusto, Egídio (FLA). Asprilla, Otacílio Neto, Felipe Santana (FIG)GOLS: Carlinhos (contra), 28´/1ºT (1-0). André Santos 46´/1ºT (1-1). Obina 18´/2ºT (2-1), Ibson 41´/2ºT (3-1), Paulo Sérgio 43´/2ºT (4-1).
FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Rodrigo Arroz, Thiago Sales e Egídio. Rômulo, Cristian, Ibson e Renato Augusto (Léo Medeiros, 29´/2ºT). Obina (Paulo Sérgio, 32´/2ºT) e Leonardo (Toró, 5´/2ºT). Técnico: Joel Santana
FIGUEIRENSE: Wilson, Ruy, Diogo, Felipe Santana e André. Asprilla, Carlinhos (Fernandes, 42´/2ºT), Cleiton Xavier e Peter (Léo, Intervalo). Otacílio Neto (Alexandre, Intervalo) e Jean Carlos. Técnico: Mário Sérgio.