quinta-feira, outubro 05, 2006

COURO NO FLA-FLU

Fla-Flu, quarta-feira à noite no Maraca, os dois times em situação nada boa no campeonato, o Mengão já classificado para a Libertadores do ano que vem, e portanto, sem muito o que almejar no campeonato.... Além disso, eu, com uma viagem marcada para amanhã e sem ainda ter feito as malas, dava mais do que motivos para a reclamação da minha esposa:
´O que você vai fazer no Maracanã?`; ´Aposto que ninguém vai hoje, só você que é maluco mesmo...`
Fui sozinho, mas sabendo que em jogo do Flamengo no Maracanã nunca se está sozinho.
Chegando lá, lugar de sempre, me vi rodeado por uma turma de estrangeiros, italianos e suecos, que meio assustados, ali no meio da galera, puxaram conversa.... Perguntaram se deviam ficar ali mesmo, se ali era seguro....
Fiz as honras da casa, explicando que eles estavam exatamente onde deviam estar se quisessem ter a chance de presenciar um dos maiores espetáculos da Terra. Expliquei que estavam ali diante da maior torcida do planeta, no palco mais sagrado para a prática do esporte bretão, a verdadeira casa do Flamengo. Olharam pra mim meio que desconfiados, eram 7:30 da noite, o Maraca ainda nem estava cheio, mas meio que sem opção, acabaram resolvendo ficar por lá mesmo.
E o que eles viram, todo mundo já sabe.....
O gol tricolor logo de cara assustou-os à princípio, mas o incentivo imediato e ensurdecedor da torcida do Flamengo logo em seguida os fez começar a entender (ou a não entender) o que é o Mengão jogando em casa ao lado de sua torcida. Um ou dois minutos se passaram e o petardo do Renato me fez obrigado a traduzir ´Sai do chão, Sai do chão, a torcida do Mengão....`
Pênalti absurdo não marcado em Juan, balaço do Luizão no travessão, festa total nas arquibancadas, e a essa altura a maior torcida do mundo já tinha arrebatado mais 5 fiéis torcedores, que cantavam junto mesmo sem saber o que eles próprios diziam.
No segundo tempo um Mengão avassalador: mais um petardo indefensável do Renato, Juan fazendo um carnaval ali pela esquerda, Sávio entortando geral, metendo mais uma no travessão tricolor e o Obina, bem....., ´Obina bem melhor que o Eto´o`.
Duro foi ter que a cada grito traduzir o que era cantado, incluindo a inexplicável comparação ao craque camaronês.... Pior ainda quando, já com 4 a 1, ensaiou-se um:
´Ééééééééé............. Obina é melhor que o Pelé..... Obina é melhor que o Pelé.....`
Aí era demais......
Só sei que no final da festa, depois de um verdadeiro chocolate no pó-de-arroz, com direito a ´olé` e tudo o mais, lá estavam 5 gringos abraçados em total delírio em plena arquibancada rubro-negra cantando numa mistura italiano-sueca-carioca:

Valeu a pena êh... êh...
Valeu a pena êh... êh...
Sou torcedor do Mengão....`