sábado, outubro 07, 2006

Fllamengo x Palmeiras: Breve História


Primeiro jogo:
19/9/1971 Palmeiras 1x2 Flamengo
Time: Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes e Paulo Henrique; Liminha e Renato (Luís Alberto); Rogério, Samarone, Zico e Rodrigues Neto. Gols: Samarone e Rogério.

Último jogo:
31/5/2006 Flamengo 2x1 Palmeiras
Time: Diego, Marcelinho, Renato Silva, Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz) e Juan; Jônatas, Goeber (Vinícius Pacheco), Léo Medeiros e Walter; Peralta e Diego Silva (Obina).
Gols: Vinícius Pacheco e Peralta (pên.)

Duas vitórias marcantes:
22/10/1994 Flamengo 2x0 Palmeiras
Time: Gilmar, Charles, Gélson, Índio, Paulo Paiva (Marçal) e Jura; Fabinho, Marquinhos e Rodrigo Mendes; Nélio (Paulo Nunes) e Sávio.
Gols: Sávio (2).
O Palmeiras era o líder invicto do campeonato até este jogo. O Flamengo, mesmo estando mal, fez uma partida digna de seus grandes momentos, com uma atuação impecável de Sávio (foto), que fez os dois gols.


13/4/1980 Flamengo 6x2 Palmeiras
Time: Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Carpeggiani, Andrade e Zico(Reinaldo); Tita, Nunes e Júlio César (Adílio)
Gols: Tita, Zico, Zico, Toninho, Tita e Nunes.
A vingança é doce. No ano anterior o Flamengo fora eliminado justamente pelo Palmeiras, tomando uma sonora goleada de 4x1 em pleno Maracanã, os paulistas dirigidos por Telê Santana. Quis o destino que os times voltasse a se confrontar menos de seis meses depois.
O Flamengo ansiava pela vingança. Cláudio Coutinho pôs os reservas jogando como o Palmeiras, e os titulares acabaram goleados por 6x3 no treino. Coutinho aprendeu a lição, e o time das maiores partidas que eu vi. Um verdadeiro rolo atropelou os palmeirenses, chegando a abrir 5x0. Eles diminuíram para 5x2, mas ainda faltava o gol derradeiro de Nunes para fechar o placar.

Revista Placar, 1980: Tita abriu o show de bola com um gol de cabeça. Era a centelha que faltava para fazer o time explodir. Aí foi aquele massacre que se viu. Dorme tranqüila, galera: teu Mengo está vingado.