quarta-feira, janeiro 31, 2007

Americano, um velho freguês


Flamengo e Americano se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30min (de Brasília), pela segunda rodada do grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogo será realizado em campo neutro, o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.


O encontro deveria ter ocorrido no domingo, em Campos, mas o Corpo de Bombeiros vistoriou o Godofredo Cruz e reduziu a capacidade de 25 mil para apenas dois mil torcedores, o que inviabilizou a realização da partida no local.


Os dois times já se enfrentaram 77 vezes e o Flamengo ganha com tranqüilidade nos números: 51 vitórias, 12 derrotas, mais 14 empates, 182 gols feitos e 68 sofridos.


Uma realidade totalmente diferente da encontrada no primeiro jogo. Em 3 de maio de 1921, um amistoso acabou com a vitória do Americano, por 5 x 0, em Campos, gols de Marzullo (3), Mário Seixas e Antoninho, no placar mais elástico conseguido pelos campistas.


O time da Gávea, por sua vez, goleou 17 vezes. Na maior delas, conseguiu um 8 x 0, em um amistoso, em 7 de fevereiro de 1963, em Campos. Dida (2), Gerson (2), Airton (2), Henrique e Foguete marcaram.


No último jogo, no dia 2 de fevereiro do ano passado, o Rubro-Negro ganhou por 4 x 2, no Maracanã. O paraguaio Ramírez (2), Diego Souza e Ronaldo Angelim fizeram os gols. Butti e Adriano Cella anotaram para o Americano.